Notícias 2019

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2018

Senhores (as) Associados (as)

Neste exercício de 2018 a ANAV completou seu décimo ano de existência. Realizamos em novembro a 100ª reunião do Conselho de Administração ao longo desta década, marca perpetuada com placa de registro da passagem da importante data. Os associados são testemunhas, a exemplo dos dois anos anteriores, do fato de ter sido um período difícil, mas de início de recuperação, para a economia nacional. Por se tratar de ano eleitoral, com relevante disputa entre vetores diferentes de encaminhamento da vida do país, foi um ano tenso, embora dinâmico para os negócios da indústria da locação.

A exemplo do exercício anterior e com a visão positiva dos membros da entidade, o setor mesmo impactado pelas condições, obteve no ano resultados em geral positivos na adequação e busca de inovações nas atividades, consciente e se preparando para as modificações que a evolução da mobilidade e da tecnologia está trazendo, como já assinalado anteriormente na associação.

A ANAV, seguindo seu papel de meio de apoio às empresas associadas, buscou em seu décimo ano de existência, cumprir seu objetivo, e mesmo com adversidades esteve presente nas situações onde uma associação age para representar seus filiados, atendendo seus estatutos e objetivos.

Ainda a exemplo do exercício anterior a Associação termina o ano de 2018 com um quadro associativo reduzido, mas com empresas de porte nos segmentos de ?rent a car? e ?gestão de frotas? tendo elevado sua representatividade para 60,23 % da frota de locação adquirida das montadoras no país e 79,25% do faturamento de todo o setor, consoante os dados difundidos no mercado.

Consolidou-se nesse período a implantação anterior do Código de Conduta e o rigoroso regulamento de ?compliance?, atuando na conjunção dos esforços das associadas e apoio de seus respectivos quadros de colaboradores na busca dos objetivos comuns das empresas filiadas.

Consoante nossa já tradição agora de dez anos, no exercício de 2018 foram reavaliadas as ações voltadas para os interesses do ?rent a car? e ?gestão de frotas?, e os resultados obtidos também no que tem sido função associativa de

atuar na questão regulatória. O resultado da avaliação dessas ações novamente em 2018 revelou relevante atuação em RAC e Gestão de Frotas, com a representatividade assegurada pelos estatutos. A ANAV sempre tem em mente seguir os mais altos padrões de governança e transparência em sua atuação.

Igualmente se dedicou a entidade a se relacionar com os poderes públicos, nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário. Da mesma forma estabeleceu novamente relação com entidades como a ANFAVEA, FENABRAVE, FENALOC, FENAUTO e ABLA, e outras organizações. A ANAV atualizou neste exercício o levantamento de resultados de suas ações com as conquistas obtidas para os associados, na questão regulatória e de relacionamento,

A atuação da ANAV em 2018, em relação aos Projetos de Lei de interesse do setor, das ADINs em tramitação no STF e outros temas da maior relevância, além do relacionamento da entidade com órgãos públicos e entidades representativas da chamada indústria da locação, abrangendo as montadoras de veículos, suas redes de distribuição e outras de igual importância, foram de muita intensidade.

Em 2018, dentro do mandato do presidente do Conselho de Administração, Carlos Sarquis foram reavaliadas, como se faz anualmente, as políticas internas e de relacionamento da ANAV, bem como aprovadas as contas da entidade referentes ao exercício anterior e o programa de trabalho para o corrente ano, fielmente executado.

A ANAV tem primado por manter-se ?low profile?, mas não abre mão de estar presente onde o interesse de seus associados exige. Por isso mantém relações estreitas com participantes da indústria da locação. Participaram neste ano de 2018 de reuniões-almoço na sede da ANAV, representantes das organizações similares e do poder público, como o prefeito de São Paulo e secretários municipais, além das direções das cinco principais montadoras instaladas no país.

Em destaque, recebemos nas reuniões do Conselho de Administração, além dos parceiros tradicionais, o presidente da FENAUTO, Idílio Gonçalves, o vice-presidente da Ford para a América do Sul, Rogelio Golfarb, os diretores da Renault, Alexandre Oliveira e Silvia Barcik, o vice-presidente de Relações Institucionais da Fiat, Antônio Sergio Melo com o diretor de vendas diretas, Fabio Meira, o diretor de vendas e o gerente de vendas corporativas, da VW, Ricardo Casagrande e Leonardo Tosello e, ainda, Marcelo Tezoto e Erik Loreto, Diretor Nacional de Vendas e Gerente de vendas diretas da General Motors. Recebemos também no exercício de 2018 na sede da ANAV, em quatro oportunidades, reuniões sobre assuntos de interesse comum das locadoras, o presidente da ABLA, Paulo Miguel. Após as eleições de outubro, recebemos o deputado federal, Vanderlei Macris, reeleito pelo PSDB de SP para expor sua visão sobre as perspectivas políticas. A ANAV participou dos eventos realizados pelas entidades mencionadas e congêneres, representada por seu presidente executivo.

Num ano de muitas realizações, em seu décimo exercício de existência, A ANAV foi ainda além, realizando convênio com organização do mercado no segmento de tecnologia para prevenção de crimes de apropriação indébita, estelionato e outros, com tarifas de consulta reduzidas exclusivas para as empresas filiadas. Seguiu atuando forte junto à SENASP em busca da inclusão (que espera obter no novo governo) dos veículos em situação de apropriação indébita e estelionato nos cadastros das policias em todo o país.

Também mantendo relação estreita com a FEBRABAN, a ANAV e a organização dos bancos alinharam seus estudos e planos de ação para adequação à nova Lei de Proteção de Dados. Para consolidar esse entendimento, o presidente da FEBRABAN, Murilo Portugal, participará da reunião do mês de fevereiro de 2019 do Conselho de Administração da ANAV.

No campo da atuação jurídica e legislativa a entidade teve também um ano movimentado e de conquistas. Além do acompanhamento e direcionamento constantes dos Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional e no STF, que afetam o setor, a ANAV ainda entrou com mandados de segurança e obteve liminares nas cidades de São Paulo, Brasília, Campinas, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia e Recife, contra as respectivas prefeituras, na regulamentação da Lei dos Aplicativos no que se refere aos veículos de transporte de particulares.

No encerramento de 2018 como em anos anteriores, a entidade deseja agradecer a cada um dos colaboradores das empresas associadas, de todos os níveis, que participaram de uma forma ou outra das atividades associativas, pelo grau de comprometimento e eficiência com que atenderam as demandas que são de suas próprias empresas.

Reiterando aos membros das Comissões internas, aos Conselheiros e Conselheiras presentes sempre com alto índice de comparecimento às reuniões mensais, os agradecimentos, da associação, convidando-os para em 2019 estarem presentes com sua competente colaboração.

Ingressando no décimo primeiro ano de sua existência a ANAV renova seus agradecimentos a todos que com ela estiveram presentes, interna e externamente, nos momentos de estudos, encaminhamento, definição, ações, dentro dos assuntos que merecem a atenção e o empenho dos que fazem parte do setor cada vez mais importante no país, da distribuição de veículos. Seguiremos atentos também ao futuro cada vez mais próximo. Desejamos a todos que sigamos, unidos, lutando para um Brasil melhor para todos, em prosperidade e paz, num ambiente político dignificado, renovado com as eleições de outubro, de economia ajustada e crescente para os negócios que geram empregos, investimentos e riqueza para o Brasil.

São Paulo, dezembro de 2018.


Carlos Sarquis Paulo Saab
Conselho de Administração Presidente Executivo
Presidente

Relatório de Atividades ANAV 2018



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